The 100 | Review – 3×13: Join Or Die

Você aceitaria o chip para salvar a vida de quem você ama? Kane foi colocado nessa difícil posição e acabou se juntando à comunidade unida da Cidade da Luz.

Primeiramente queria deixar registrado o meu descontentamento com a Abby por realmente ter ingerido o chip naquele episódio onde ela luta para salvar a Raven. Como eu havia dito anteriormente, acreditei que ela estaria enganando o Jaha como já fizera inúmeras vezes antes, mas infelizmente ela está sob total controle da Alie e isso foi o grande responsável por levar o Kane a ingerir o chip.

Finalmente todos chegaram à Polis, e nesse episódio vimos como Kane e Pike foram recepcionados e tamanha foi a sua surpresa ao ver que Jaha e Alie haviam conseguido dominar toda a cidade matriz dos Grounders, e aqueles que ainda resistiam eram aprisionados e torturados até unirem-se a eles ou abraçarem a morte. Pike se manteve relutante logo no primeiro momento e não se deixou influenciar pela loucura do Jaha, e foi mandado para a prisão onde encontrou uma Indra furiosa e vingativa, e não poupou nenhum esforço para fazê-lo sofrer. Confesso que torci que ela o ferisse com mais vigor, ou que até o matasse, mas assim como Murphy falou, ele seria uma força para ajudar a escapar e salvar todos os povos. Espero, sinceramente, que mais tarde quando toda essa confusão passar, a Indra cumpra com a sua palavra e se vingue verdadeiramente pela morte dos seus 300 irmãos e irmãs que morreram de maneira inocente.

Esse episódio contou com um saudoso flashback que nos mostrou alguns poucos dias antes dos 100 jovens serem enviados a Terra, como eles foram instruídos por Pike a como sobreviver num ambiente hostil, inabitável, sem abrigo, sem alimento, tendo apenas uns aos outros e o máximo das habilidades que eles pudessem aprender dentro da Arca. Nesse momento observamos a relutância dos jovens em aprender, assim como observamos a arrogância dos líderes em negar ao Pike o direito de contar aos garotos no que eles estariam sendo enviados, o que realmente surtiria mais efeitos, pois uma vez amedrontados eles teriam que realmente QUERER aprender as técnicas de sobrevivência. Mas nós sabemos quais foram as reais intenções dos líderes em enviar os jovens e sabemos que eles não tinham preocupação nenhuma se eles morreriam ou não, portanto, se eles aprendessem ou não, não faria diferença.

Do outro lado, observamos Ocatvia, Clarke, Bellamy e Jasper continuarem a missão de encontrar o acampamento de Luna. Esse momento foi bastante interessante pois serviu para reafirmar que eles não devem desanimar ou desistir quando as coisas parecem sem saída, e ainda por cima para reafirmar que juntos eles são mais fortes. As palavras da Clarke para o Bellamy quando ele se emociona com o tratamento que vem recebendo de Octavia, deixa isso bem claro. Juntos eles tem mais chance de ir mais e mais longe, e seguindo esse pensamento, fazendo o que realmente é certo, eles encontrarão a paz e o perdão que eles tanto tem necessitado.

Em meio a esse emaranhado de emoções, eis que surgem novos Grounders que os levam até a Luna. Aproveito esse momento para elogiar a produção pela escolha dessa versão linda de Radioactive nesses momentos finais, pois desde que a série começou que eu acredito que essa deveria ser a sua música tema. Mas voltando à Luna, a reação da última Sangue da Noite não foi a que Clarke e os demais esperavam. Luna não está nem um pouco disposta a voltar para aquela realidade que por algum motivo ela rejeita com todas as suas forças.

Agora nos nossos jovens estão presos numa estação offshore de petróleo, sem conhecer ninguém e terão que fazer de tudo para convencer Luna a aceitar a segunda IA para salvar não só o povo Grounder, mas também as pessoas de Arkadia.

Continuem ligados no desenrolar dessa história.


  • LUCAS

    bom episodio,,,

  • Helomaz

    Sobre a Abby ingerir o chip de início eu achei a mesma coisa, por que ela não fingiu ingerir só pra salvar a Raven? Mas pensando melhor, não acho que seria lógico, pq a Allie saberia se ela realmente ingeriu ou não o chip, já que ela aparece imediatamente na mente da pessoa depois que ingere. Enfim, a Abby fez o mesmo que o Kane, ingeriu o chip contra sua vontade pra salvar alguém com que se importa, ama…
    *** Eu realmente to shippando muito Kabby, espero que os dois saiam vivos dessa!