Por que The 100 cometeu um grande erro com Lincoln?

Por que The 100 cometeu um grande erro com Lincoln?

Não foi nenhuma surpresa, caso você seja uma dessas pessoas que presta atenção nas notícias relacionadas aos atores ou até mesmo no Twitter de Ricky, mas mesmo assim fomos surpreendidos. Outra morte de grande importância atingiu The 100 e outro Terra-firme. Lincoln finalmente conheceu o seu fim em “Stealing Fire” após semanas de especulação.

Talvez podemos assumir que os dias de Lincoln estavam contados após Ricky Wittle ter sido anunciado no elenco da adaptação que ainda está por vir, American Gods. Eles estavam certos. Provavelmente por causa dessa antecipação e dessa expectativa que a morte de Lincoln se transformou no que foi. Outra morte extremamente mal planejada e decepcionante para um personagem muito importante.

O ponto de vista da morte de Lincoln é sólida. Lincoln morre sacrificando a sua vida em troca de salvar o seu povo. Lincoln, que constantemente estava em desacordo com as raízes dos Terra-firmes e habitualmente foi evitado pelos mesmos, pagou o preço final. Ele morreu pelo seu povo. Lincoln mostrou a sua lealdade e bravura tanto para Arcadia quanto para os Terra-firmes quando trocou a sua vida para que a vida de outras pessoas inocentes fossem poupadas. É uma morte heroica como também uma morte desnecessária.
 A morte de Lincoln não faz com que o enredo da série siga em frente de qualquer maneira concebível. A morte de Lexa anteriormente na série foi incrivelmente controversa, mas é difícil argumentar que a sua morte não tenha  mudado todo o cenário de The 100 para sempre. A morte de Lincoln não chega nem perto de algo poderoso e poderia ter sido. A guerra entre Pike e Kane continua a mesma. É apenas muito mais triste agora.
Pike é o pior homem
 O único fato imediato sobre a morte de Lincoln é que foi deixado bem claro sobre a culpa ser do Pike. Pike puxa o gatilho na hora da execução. Pike que atrai Lincoln de volta, caso contrário mataria todos os prisioneiros Terra-firmes. Pike mata Lincoln à sangue frio. Foi simples assim. E também um movimento muito decepcionante e redundante para o personagem.
A decisão de Bellamy no começo da 3ª temporada em aliar-se à Pike sempre será um erro na trama de The 100. A guerra civil dentro de Arcadia não tem sido tratada como deveria, mas Pike era um personagem interessante. Perceba que usamos a palavra “era”. Por ter matado Lincoln, Pike é posto em um patamar que foge do mundo da possibilidade e fora do contexto que chamamos de entretenimento. Pike agora é uma pessoa extremamente desagradável de olhar e querer a sua presença. Não existe outra forma de olhar a forma como Pike executou Lincoln senão sendo um plano cruel. Na 3ª temporada, Pike tem feito coisas muito terríveis, mas sempre era fácil de ver como ele poderia justificar a si mesmo de que ele era um homem “bom.” Ele estava tentando proteger o seu povo da sua maneira mais errada possível. Ter matado Lincoln foi desnecessário, mesquinho e cruel.
 Anteriormente, Pike havia reconhecido que os Terra-firmes eram inocentes. Eles não faziam parte do plano do golpe, que foi esquematizado por Sinclair, Kane e Lincoln. Eles são espectadores, espectadores inocentes. Antes de serem jogados na prisão, eles eram pacientes e aliados em Arcadia. Pike ameaçou matar esses prisioneiros (e provavelmente teria feito isso) sem motivo algum, a não ser por raiva. É pura maldade em cada letra desta palavra e só faz com que Pike seja indesejado.
A audiência de The 100 não precisava de mais motivos para odiar Pike. A morte de Lincoln, se colocar em uma balança, pesa muito em somente um lado. Leva Pike que antes era considerado um antagonista moralmente complicado, mas ainda sim desagradável, para alguém que conhece somente a forma de condenação. A única forma satisfatória para a história de Pike acabar é com a sua morte. Uma morte muito horrível e violenta vindo das mãos de Octavia.
Surpreendentemente sem nenhum valor 
 Quando eu soube pela primeira vez sobre o novo projeto de Ricky Whittle e que havia começado uma guerra civil em Arcadia, eu tinha certeza que Lincoln iria morrer nesse processo. De fato, eu pensei que Lincoln seria a razão para que Bellamy finalmente colocasse sua cabeça em ordem e voltasse para o lado certo da história. E isso meio que aconteceu, Bellamy se dá conta de que Pike está errado quando o mesmo mais tarde ordena a morte de Lincoln junto com os outros, mas não foi o suficiente. A morte de Lincoln teria sido muito mais eficaz e útil se fosse o verdadeiro impulso para a mudança de Bellamy. Bellamy não deveria estar ciente que a morte dele seria iminente. Deveria ter sido um choque para Bellamy (e para os telespectadores). Este foi outro problema sobre a morte de Lincoln, foi telegrafado. Todos sabiam, todos tinham plena consciência que aconteceria.
Alguns destes fatos estão fora de controle de The 100 por causa da notícia sobre o novo projeto de Ricky Wittle. Os fãs anteciparam e premeditaram a morte de Lincoln já faz algum tempo. Embora, não muda o modo como a série lidou com esses eventos e como a morte de Lincoln aconteceu tão lentamente.
Não querendo comparar a morte de Lincoln com a de Lexa, mas por trás das câmeras as situações são bem diferentes. The 100 teve que escrever a morte de Lexa de alguma maneira porque a atriz é regular em Fear The Walking Dead. A 3ª temporada de The 100 foi filmada no verão de 2015. Toda a temporada foi filmada, escrita e concebida antes mesmo de Ricky ser escalado para American Gods. O plano para Lincoln sempre foi a morte, e ainda assim a morte de Lincoln pareceu muito mais ter sido fabricada do que a morte de Lexa.
 Leva cerca de dez minutos, o tempo exato em que ele aparece em certas cenas, e depois ele está morto, mas pareceu uma eternidade. Não há nenhum sentimento de tensão ao ver Lincoln se preparando para execução ou um sentimento de tragédia. É apenas de forma gratuita e terrível. The 100 retratou a morte de Lincoln como uma forma heroica, mas ao nosso ver pareceu colocar a sujeira para baixo do tapete e como um ato de miséria. Foi desagradável e sem comoção. Foi estúpido e nem mesmo a performance incrível de Ricky Wittle mudaria isso.
A situação que causou a morte de Lincoln não precisava ter acontecido. Pike não precisava ter sido tão cruel. Octavia não precisava ter visto Lincoln ser morto (embora Marie Avgeropulos tenha sido fantástica no modo como reagiu à morte). O sacrifício nem foi tão sentido, porque The 100 não se preocupou em desenvolver uma história para os personagens pelos quais Lincoln sacrificou a sua vida. A única vantagem é que a morte de Lincoln complica a missão de Clarke para encontrar Luna, mas The 100 poderia ter introduzido diversas maneiras diferentes de fazer isso acontecer. Nenhum deles era necessário a morte de Lincoln.

© Tradução: Andressa Montagna – Equipe The 100 Brasil – Não reproduza sem os créditos.

  • juh moura

    fiquei muito triste com a morte do Lincoln.Vai deixar saudades

  • Gilmara Da Silva Reis

    Eu amo The 100, é o melhor show da TV no momento ( pelo menos pra mim) supera TWD( se perdeu com o tempo e nao mostra as mortes dos principais personagens quando é pra mostrar), Game of trones (só sexo), as outras são mais do mesmo!
    Mas The 100 é especial, comprei os livros( mesmo sendo ruins) leio Tudo o q sai sobre a série, iria no Daydream, mas toda vez q alguém morre fica parecendo q não deveria..que é errado matar (independente do motivo,seja herói ou vilão).Tá ficando chato, tanta reclamação, gente se os atores iram pra outro Show, o q mais podemos fazer ( melhor o JASON poderia fazer ) tem q dar um fim pra determinado personagem, justo ou não tem q ser assim..eu desejo q Eliza, ALYCIA, Ricy q eles comecem a estrelar filmes em Hollywood, pois serão e ficaram muito mais reconhecidos. Logo logo nem O Jason vai aguentar tanta reclamação , e não vai poder matar ninguém?? As pessoas querem histórias de príncipes em cavalos brancos, vai ver Frosen ,A bela adormecida entre outros. The 100 é isto morte,guerra ,sangue, e não Romeu e Julieta, Bellamy não é o príncipe no cavalo branco. E quando Raven, Indra morrer ,Vai ter tanta reclamação..O diretor está sim dando andamento a história e ela chegará a um final ,q com certeza terá + mortes, mas o q está acabando com a série ,eu achava q era pq passava na Cw,mas tenho um novo motivo para adicionar, a falta de maturidade de seu público!!

    • Alessandra Rodrigues

      se o Jason tivesse matado os personagens para contar a história, eu até concordaria com vc.. Mas, sabendo que ele matou pq não qria dividir uma atriz com outra série, ou pq tinha problemas pessoais com um ator (ele cometeu bullying com o Rick), eu te pergunto: falta maturidade a quem mesmo?

      • Gilmara Da Silva Reis

        Oi Alexandra Rodrigues, entendo o q vc diz, e sei. Vc é fã tbem!!
        Mas vamos analisar alguns pontos. Talvez seja verdade q ele é Rick não tinham o melhor relacionamento (mas nós tbem não sabemos como é o comportamento do Rick profissionalmente) ALYCIA disse q. Estaria disponível ano qu vem para filmar, JASON foi egoísta queria ela só na série ( ALYCIA deveria pedir as contas FTWD?)Ela queria estar em duas séries, isso é permitido pelas emissoras(talvez não).Existem contratos e eles devem ser respeitados.JASON fez excelente s adaptações na série em relação aos livros( chatos e fracos por sinal) .Lincon é a versão de Sasha personagem terra firme q Wells se apaixona,Sasha é morta, Lexa infelizmente nem existe 🙁 , Fin menos ainda.Pick é a versão de Rhodes chanceler obecado pelo poder. Então…só pra concluir ,não estou defendendo JASON, mas procuro enxergar a genialidade dele, pois ele construiu algo excelente a partir de um livro ruim, e para ele os atores tem q estar a disposição , ele já se desculpou e vai tentar dar mais ouvidos aos fans, mas é necessário uma abertura do público, pois caso contrário a série será encerrada, e quem sairá perdendo somos nós.

    • Bruno Martin

      Bem, quero começar declarando que concordo com a Gilmara, o grande problema da série é o seu próprio público. Gostei muito deste último episódio, inclusive o destaco como o melhor da temporada. Adorava o personagem Lincon e, do meu ponto de vista, sua morte foi justamente aquilo que eu esperava: Algo épico. A sensacional música Cloud de Elias tornou o momento mais emocionante, e Lincon caindo lentamente nos deu mais tempo para “apreciar” o momento, para processar o que estava acontecendo. Assisti essa cena mais de 3 vezes de tão pica das galáxias que foi. Antes uma morte assim que um tiro que nem era para você te acertar só porque apareceu na hora errada.
      Agora, o personagem deveria sim ter sido melhor utilizado nesta temporada. Não vejo porque deixá-lo preso considerando que em breve perderíamos tal personagem. Lincon poderia ter sido muito mais que apenas o grounder que ficou preso por vários episódios só porque sim.

      Todavia, paciência. Até o momento tenho gostado muito da temporada. Ela não conseguiu chegar ao nível da segunda, mas com certeza está acima da primeira. Aliás, levemos em consideração o fato de que as coisas começam a ficar mais interessante nos últimos 6 episódios de cada temporada. Olhem a temporada 2, foi só após a morte de Finn, no episódio 8, que as coisas começaram a esquentar rumo a guerra contra Mount Weather.
      Também acredito que devemos separar o lado bastidores do lado história dentro da série. Jason pode ser um tremendo fdp? Sim, provavelmente. Jason pode ter errado com o ator de Lincon? Sim, provavelmente. Mas dane-se. Enquanto estiver assistindo o episódio, esqueça os bastidores e todas as polêmicas. Foque no episódio, nos personagens.
      Atenção: não estou defendendo que, se Jason foi injusto com tal ator ou algo do gênero, deva se safar só por causa de tal coisa. Só estou dizendo que não deixem que isso estrague seu momento de assistir a série.

      Para finalizar, toda essa questão envolvendo a morte de Lexa já cansou. É chato entrar em um site de reviews para ter uma segunda opinião sobre o que assistiu e só ver o pessoal criticando a série só por causa da personagem, sem lembrar do que está acontecendo de positivo na série. Não é o caso deste site, mas vários sites de reviews parece que só sabem falar que Lexa não devia ter morrido, foi um golpe para os LGBT, e bla bla bla. Chega cara. A morte foi mal feita? Sim, concordo. Foi um insulto para os LGBT? Sim, consigo entender o seu lado. Mas já foi. Já passou. Quando se está chateado e frustrado com o lugar em que se trabalha, o que se faz? Ou tenta melhorar ou cai fora. E acredito que uma boa parte dos que ainda estão enchendo a paciência sobre isso devam cair fora e deixar quem está curtindo a série curtir a série.

  • Ana Paola

    Por gostar muito da personagem Lincoln, acredito que Pires deveria ter tido uma morte muito mais cruel do que uma simples espada em seu peito.