Entrevista | Bob Morley fala que “Octavia vai fazer com que Bellamy abra os olhos para  mundo”

Entrevista | Bob Morley fala que “Octavia vai fazer com que Bellamy abra os olhos para mundo”

Enquanto Abby (Paige Turco), Kane (Henry Ian Cusick) e Octavia (Marie Avgeropoulos) estão ficando em Polis, Clarke (Eliza Taylor) e Bellamy (Bob Morley) estão voltando para Arkadia para tentar resolver o mais novo problema dos cem: um apocalipse de radiação.

A única coisa é que este plano de evitar a destruição é para ser o mais sigiloso possível, porque Bellamy e Clarke decidiram manter o círculo de pessoas que sabem sobre esse perigo eminente o menor possível. O restante, todos estão no escuro, o que certamente vai acabar mal para oseu pequeno grupo de liderança.

Por quê Bellamy e Clarke estão mantendo o problema da radiação em segredo? E como esse segredo vai se desenrolar?

Bob Morley: De certo modo, a ideia de mantar em segredo é uma menção à primeira  temporada e tentar proteger o pessoal desse enorme problema para o qual não temos solução ainda. Nós queremos desenvolver algum tipo de solução, ou um pouco de esperança, que ao menos podemos oferecer para eles quando começar a contar o tempo deste problema enorme. Isso começa a pesar muito em todos, e começar a por pressão em todos que sabem sobre isso — Abby, Kane, Octavia, Clarke, Raven (Lindsay Morgan) e todo mundo. Coloca uma tonelada de pressão sobre eles para chegarem a uma solução o mais rápido possível. Você vai começar a ver rachaduras aparecerem no grupo de liderança, porque as pessoas têm idéias diferentes sobre isso. Segredos nunca são realmente mantidos por tanto tempo nesta série … lentamente vai engalfinhar todo mundo em algum momento.

Neste novo apocalipse, podemos esperar por Bellamy priorizar a vida do povo de Skaikru sobre a vida do povo Grounder?

Bob Morley: Nesse sentido, essa temporada é uma interessante jornada para o Bellamy, porque você vai descobrir que ao decorrer das temporadas ele sempre focou em salvar apenas Os Cem e Skaikru. Eu acho que a Octavia vai ser um grande catalizador para fazê-lo abrir os olhos para um mundo mais amplo. Especialmente no segundo episódio, tem uma escolha que ele tem que fazer onde mostra que ele está começando a aprender que nem tudo é sobre o seu povo. Essa jornada, para ele, leva algum tempo, mas irá começar a realmente influenciar o modo como ele vai lidar com as situações agora… A moralidade toma conta, e começa a se perguntar se merece viver.

Bellamy ainda se sente culpado por matar o exército dos Grounders com Pike?

Bob Morley: Sim, eu realmente acho que ele carrega essa culpa com ele. Ele sempre meio que está carregando algum tipo de peso ou responsabilidade. Agora ele tem o fardo da culpa que vai aonde ele for. Eu acho que é isso que Kane está tentando fazer com que ele supere. Ele basicamente está tentando fazer com que Bellamy entenda que as suas decisões a partir de agora devem ser feitas com a mente limpa. A culpa que você está carregando não vai ajudar, vai apenas te impedir, e impossibilitar a sua capacidade de fazer a escolha certa.

Eu não acho que ele vai esquecer tão facilmente — muito aconteceu — mas o fato de que tem um tique taque do relógio dessa vez são lhe permite aliviar, de certa forma, sua própria depressão sobre o que ele fez.

Bellamy e Octavia estão separados nos primeiros episódios. Você acha que esse tempo para eles respirarem vai ser bom para o seu relacionamento?

Bob Morley: Com toda certa. Bellamy disse no final da terceira temporada que ele não queria que ela apenas matasse por causa da vingança, porque isso foi algo que ele já fez, e agora ele está lidando com esses demônios. Mas dizer isso — é muito fácil para ele, mas já para ele, ela tem que aprender isso sozinha.

Eu acho que o Bellamy sabe que ela precisa de um espaço e que as suas palavras já não pesam e significam tanto quanto antes, o que é um pouco doloroso para ambos. A sua escolha de ir embora e a escolha dela em ficar, eu acho, provavelmente, é a melhor escolha no momento. Se você os pressionar para tentar entender um ao outro, um deles acaba falando tudo o que não deveria.

Bellamy irá estar em algum flashback de Arkadia esse ano?

Bob Morley: Você irão aprender mais sobre a mitologia da Arca e como as coisas vieram a ser. Não tenho muito certeza se vocês irão ver o Bellamy nesses flashbacks, mas definitivamente vai ter uma melhor compreensão do mundo em que viviam através desses flashbacks.

Agora que eles estão do mesmo lado, o relacionamento de Clarke e Bellamy este ano será mais sólido?

Bob Morley: Bem, mesmo eles estando do mesmo lado, eles ainda tem uma abordagem totalmente diferente quando se trata de liderança. Isso também irá causar muitos problemas, mas eles estão trabalhando no mesmo objetivo apenas com um método diferente. É sempre frustrante quando você está com um amigo e você concorda com o mesmo caminho, mas você chega lá por métodos diferentes, e você tenta convencer o outro de que você está certo. Então nesse meio tempo muito vai acontecer.

Nem todos os envolvidos no grupo estão na mesma página que Bellamy e Clarke… Existe muitos conflitos acontecendo entre Bellamy e Clarke, e então Bellamy e Clarke e o resto do grupo de líderes.

Neste ano, existe um espaço na agenda para um romance entre Bellamy e Clarke?

Bob Morley: Eu acho que no mundo onde eles estão vivendo não é realmente propício para um bom relacionamento, em termos de romance. O mundo realmente não está sendo propício para um relacionamento agora, mas eles definitivamente se aproximar mais e aprender mais um com o outro. Esta temporada é realmente interessante onde você vê, de certa forma, sua mudança de ideologias. Quando isso acontece, é muito interessante mesmo — quando Bellamy e Clarke quase que trocam de papeis de certo modo. Talvez não papeis, mas de fato ideologias, no que é errado e no que é certo. Vai ser muito divertido de se ver.

E sobre Bellamy e Echo? Vamos vê-los juntos novamente em mais cenas?

Bob Morley: Sim, definitivamente. Eu amo trabalhar com a Tasya [Teles], e é incrível ter a Echo de volta, porque sempre é bom ter esse tipo de conflito. Esses dois estão definitivamente estarão lado a lado ao longo da temporada, e você terá que ver e esperar para ver o que acontece ali. Até eu fiquei realmente surpreso com o resultado. Foi muito divertido. Foi um grande momento para trabalhar dentro desse domínio. Embora o mundo esteja acabando, existem também esses problemas pessoas e questões que precisam ser tratadas também.

The 100 vai ao ar toda quarta-feira, na CW.

© Tradução: Andressa Montagna – Equipe The 100 Brasil – Não reproduza sem os créditos.